Anarquia

TALVEZ VOCÊ SEJA ANARQUISTA E NÃO SAIBA

 

Algumas palavras sobre Anarquia
A anarquia é uma existência livre de qualquer forma ou prática de dominação. Anarquia basicamente significa “sem governo”, porém não significa apenas a ausência e a rejeição de governo, significa também a rejeição de qualquer forma de hierarquia, dominação, poder e autoridade…

O Problema do Estado
A palavra”anarquia”como foi dito anteriormente significa ‘ausência de governos’, e um dos principais objetivos dos anarquistas é a destruição de qualquer instituição que exerça poder sobre a as pessoas, e que rouba das pessoas a capacidade de cuidar delas mesmas e de suas comunidades de forma direta. Uma dessas instituições é o Estado (governos)…

E a Democracia?
Termos como ‘democracia’ foram extremamente difundidos como sinônimo de participação e poder de decisão das pessoas. Nada mais falso. Bob Black, um anarquista norte americano, afirma que “se ‘democracia’ significasse pessoas terem controle de suas próprias vidas , então os anarquistas seriam os únicos democratas verdadeiros”…

Anarquismo e história
A luta por uma existência livre e plena, onde cuidamos de nós mesmos e vivemos de acordo com nossos desejos e ansiedades, em outras palavras, a luta por uma existência anarquista, existe a partir do momento em que a liberdade dos indivíduos e a auto determinação das comunidades é roubada. A luta pela anarquia, é então tão antiga quanto a própria civilização…

Religião, espiritualidade e anarquia
A religião é o resultado de uma ausência da plenitude em nossa própria existência. A religião surge no momento em que estas experiências ou a própria existência plena, com um sentido de comunhão com o todo, tenha se perdido e uma sensação de desassossego toma lugar…

Civilização e Capitalismo
É cada vez maior o número de anarquistas que vem reconhecendo a própria civilização como a origem de toda a destruição da espécie humana, do planeta e de seus habitantes. O capitalismo é apenas a atual manifestação da civilização…

Contra as Sociedades de Massas
A anarquia é incompatível com a uma sociedade de massas. As sociedades de massas são demasiadas complexas para que possam existir sem qualquer espécie de controle, sem alguma forma de especialização para controlar e organizar a produção e a distribuição entre a sociedade…

Biocentrismo vs Antropocentrismo
Combater as dominações sem questionar a domesticação e a agricultura, sem questionarmos e combatermos o antropocentrismo apenas continuaríamos a reproduzir a mesma sociedade autoritária e opressiva que tem arruinado a vida no planeta até agora…

Patriarquismo
“Para o início da mudança para a civilização, uns dos primeiros produtos da domesticação é o patriarquismo: a formalização da dominação masculina e o desenvolvimento das instituições que a reforçam. Criando falsas distinções e divisões sexuais entre homens e mulheres, a civilização novamente cria um “outro” que pode ser “coisificado”, controlado, dominado, utilizado e transformado em produto…

Anti-militarismo
O Estado para manter seu controle sobre indivíduos e comunidades, para confrontar e inibir qualquer força que significa ameaça, usa o militarismo como um recurso básico. Obviamente ser um policial, um militar, ou carcereiro etc, é colaborar com o estado e com suas agressões, é corroborar para que o estado e o capital contiuem com seus projetos de dompínio sobre nós e sobre a terra. Temos que combater este braço armado do estado através da ação direta e da Desobediência…

Anti-Nacionalismo
O Nacionalismo separa a humanidade e cria um campo de guerra entre as diferenças. Os estados usam o nacionalismo com conceitos de ‘unidade’ e ‘nação para criar uma especie de ‘corpo nacional’ onde todos tem a obrigação de defender e venerar, algo como ‘defender a pátria mãe’ etc…

Crítica da Tecnologia
A tecnologia não é uma mera ferramenta a serviço do ser humano, a tecnologia também não é apenas um amontoado de silicone, fibras ópticas, plugs, soldas e dispositivos, tecnologia é um sistema, um sistema que separa as pessoas de si mesmas, dos outros e da natureza, ela não é uma ferramenta, ela representa e incorpora o sistema que tem sub-julgado e destruindo a vida…

Contra o Industrialismo
Um componente-chave da estrutura tecno-capitalista moderna é o Industrialismo, um sistema mecanizado construído no poder centralizado e na exploração de pessoas e da natureza. O industrialismo não pode existir sem genocídio, ecocídio e colonialismo…

Contra o Roubo da vida – Contra o trabalho
Boa parte de nossas vidas, de nossas tardes , de nossas manhãs e noites são roubadas pelo trabalho. E na maioria dos casos trabalha-se em lugares que não gostamos, fazendo coisas que não gostamos e tudo isso simplesmente para comprarmos coisas que na realidade não precisamos. Veja também: Escravidão Moderna e Escravidão do salário

Contra a Paralisia de Nossas Capacidades – Contra a Escola
Escola: um lugar onde a vontade de aprender e ensinar dos indivíduos são usurpadas para os objetivos de dominação do sistema. A escola é o espaço físico onde os indivíduos não só são preparados para o trabalho, mas são também preparados para aceitar o trabalho e ver o mundo de acordo com a ordem dominante. Veja também o vídeo: Porque existem escolas??

Anarquia é Incompatível com Reformismos
A anarquia, a luta pela existência anarquista é incompatível com o reformismo, ou seja, é incompatível com a negociação com o inimigo, com a negociação com aqueles que roubam a nossa vida, com aqueles que alteram e deturpam nossa existência e envenenam o mundo. Os partidos, sindicatos, ongs e até mesmo organizações formais anarquistas são parte deste esforço reformista em não romper com este mundo…

Não se separa pensamento da prática
Quando acordamos de manhã e colocamos os pés no chão, devemos ter uma boa razão para nos levantarmos, se não, não faz diferença nenhuma sermos anarquistas ou não…

Revoluções Diárias – Autonomia
Não temos que esperar por uma revolução para podermos então vivenciar tudo aquilo que acreditamos e que desejamos, alias a tal revolução social só é possível se começarmos a praticar pequenas revoluções diárias aqui e agora…

Auto-Defesa, Ação Direta e Insurreição
Para construirmos um novo mundo temos que destruir o velho, ou então correremos o risco de cedo ou tarde sermos engolidos novamente pelo sistema. A ação direta, o que inclui a sabotagem..

Autonomia da luta – Cultura de Segurança – Solidariedade Revolucionária
Pela qualidade e não Quantidade. Por muito tempo, temos encarado a resistência contra o sistema, como algo que necessita de quantidade, um grande movimento revolucionário, movimentos de massas, etc…

Baixe o panfleto anarquista: Talvez você seja anarquista e nunca soube disso!
Fonte: http://www.anarquista.net/

Liberdade para Rafael Braga Vieira
R.I.A
“Que as chamas da insurreição iluminem o caminho para a liberdade”

 

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top