Meio ambiente

O veneno está na mesa

ANVISA divulga lista de alimentos com maior nível de contaminação por venenos agrotóxicos.

Brasileiros estão condenados a uma alimentação sobrecarregada de químicos do agronegócio. E a produção de alimentos em larga escala criou gerações que nunca comeram um vegetal sem venenos.  

Será que já não importa às pessoas o que elas colocam dentro dos seus corpos? Dentro de suas crianças? Estamos nos intoxicando dia-a-dia, pagando caro por isso e forjando uma vida adulta cheia de doenças que “não sabemos” de onde vêm.

Segundo a divulgação, cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil apresentaram um nível de agrotóxico acima do aceitável. Foram analisadas quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa. 

Entre os critérios do levantamento estavam a análise da presença de agrotóxicos acima do nível permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

batata foi o único vegetal examinado que não apresentou nenhum lote contaminado. Em compensação, praticamente todas (91,8%) as amostras de pimentão apresentavam agrotóxicos acima do permitidoMorango, pepino e alface também estavam entre os itens mais contaminados, apresentando irregularidades em mais de 50% dos lotes examinados.

Os resultados do levantamento são preocupantes:

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top