Documentários

“Na Maré da Copa”: documentário mostra o cotidiano dos moradores da Maré-RJ, ocupada pelo exército durante a Copa da FIFA

O documentário registra o cotidiano dos moradores da Maré entre a paixão pelo futebol e as consequências das políticas públicas para realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em particular, na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, ocupada pelas Forças Armadas entre abril de 2014 a junho de 2015.

As imagens cobrem a decoração anti-copa realizada por moradores na Nova Holanda, os dias de jogos no Parque União, Nova Holanda, Baixa do Sapateiro, Pinheiro, Vila do João, Maclaren e Morro do Timbau e o ato contra a final da Copa da Fifa, na Praça Sans Peña, em 13 de julho de 2014, com participação de moradores da Maré.

Passados mais de dois anos é importante lembrar que o maior legado da Copa da Fifa no Brasil não foi o 7 x 1 da Alemanha. Foi o gol contra do Brasil que investiu milhões em um mega-evento que deixou como legado a total falência dos estados da federação e o desajuste completo das contas públicas.

O documentário “Na Maré da Copa” foi exibido na Mostra Pela Soberania Audiovisual-RJ, exibido também em uma sessão na Universidade Federal de Santa Catarina e na sessão do Coletivo Projetação na São Salvador-RJ, dentre outros lugares.

Nesta sexta-feira o doc. será exibido na Mostra Imagens e Complexo, sessão: mulheres na direção e complexos II, 18h, no Cine Teatro Eduardo Coutinho, localizado na Av. D. Helder Câmara, 1184, Manguinhos, Rio de Janeiro. Link: https://drive.google.com/file/d/0B2lfXFgv2VX1dktNcGUxMjNrUmc/view

Assista o documentário:

CRÉDITOS:

Direção, imagens e roteiro: Miriane Peregrino

Montagem e Desenho de Som: André Miguéis/MIC_RJ

Fotografia e Finalização: Mujica Salinas/MIC_RJ

Colaboração: Aline Moura, Jeferson Luciano, Mariluci Nascimento, Matheus Frazão, Priscilla Monteiro, Raíza Barros, Wagner Belo.

Entrevistados: Antônio de Medeiros, Beto, Carmem Lúcia, Gizele Martins, João Triste, Jorge Olliveira, Josivaldo Fernandes, Lucas Trindade, Paulo Renato, Renata Souza, Vaguinho, Valdinésio.

Imagens adicionais:
Decoração anti-copa: Mariluci Nascimento e Miriane Peregrino
Brasil x México: Mariluci Nascimento
Mareenses no metro: Paulo Renato Correia
Bombas na Sans Peña: Coletivo Mariachi, Coletivo Sagaz, Coletivo Tatu, MIC, Raffaella Moreira
Presidente da FIFA chega ao Brasil: Thiago Dezan

Agradecimentos: Adrielly Ribas Morais, Atelier de Dissidências Criativas, Carolina Capistrano, Casa Nuvem, Felipe Evangelista, Gleyce Figueiredo, GEP – Grupo de Educação Popular, Jornal A Nova Democracia, José Ferreira, Joseph Carter, Laura Burocco, Leon Diniz, Lívia Diniz, Mariana Nunes, Mario Tama, Maré Vive, Museu da Maré/CEASM, Renata Gerk, Som da Maré, Thamires Ribeiro, Vera Marta e todos os moradores e moradoras da Maré.

* O documentário foi feito de forma colaborativa e sem recursos financeiros.
**A edição do documentário foi finalizada em junho de 2015.

documentario-na-mare-da-copa

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top