Povos originários e indígenas

Mutirão Aldeia Maracanã + Comemoração de 8 anos de Planta na Rua + Homenagem ao irmão Rafael Braga

Por: Kai.

Dia 27 de maio de 2017, ocorreu um lindo mutirão de plantio na Aldeia Maracanã. Diversas pessoas estavam presentes, o que quer dizer que não somos tão poucos como se pensa! ?

Chegando ao local, a primeira coisa que vimos foi o asfalto removido “cercando” o território que, para os indígenas, é solo sagrado. Logo fomos bem recebidos pelo pessoal que já estava presente e começamos a ajudar.

O trabalho é colaborativo e sem hierarquia, isso quer dizer que nada é pré-determinado pela organização do evento e tudo é decidido na base do consenso e troca de ideias entre todas e todos ali presentes. Foram plantados pimentão, jiló, árvores de jabuticaba, carambola e uma super cheirosa canela! Foram plantadas também mudas de Ora-pro-nobis (que é uma PANC – planta alimentícia não convencional), e de maracujá.

Lá já existe um pequeno milharal, abóboras, diversas PANCs e a fantástica Moringa (árvore que é toda comestível – folhas, raízes e sementes – e é fonte de cerca de 90 nutrientes, todos os aminoácidos e de diversas vitaminas e minerais), que tem tantas propriedades que vale um texto só sobre ela!!

Na Aldeia Maracanã é assim: sai o asfalto e entram plantinhas dando nova vida ao local! É MUITO amor e resistência!! ❤

Após os trabalhos, foram recolhidas doações para a família do irmão Rafael Braga e cantamos parabéns para os 8 anos do Planta na Rua!

O movimento indígena pela devolução da Aldeia Maracanã fez um convite: eles estão abertos a todas as pessoas que queiram ir lá qualquer dia, independente de evento, tanto curtir uma sombra, ter um pouco de paz na babilônia e somente conversar, quanto para ajudar na manutenção do espaço. Como eles não têm acesso a água no local e a horta exige rega e cuidados diários, quem puder e quando puder, levar água para regar a horta, é uma ajuda essencial para o movimento!

No fim, já a noite, nos juntamos em volta da fogueira cantando canções dos povos originários e gritando juntos que a “Aldeia Rexiste”!!

Conheça as plataformas de resistência:

– Aldeia Maracanã: http://migre.me/wI0KQ, http://migre.me/wI0O0, http://migre.me/wI0Ol
– Planta na Rua Jardinagem RJ: http://migre.me/wI0Pb

Quer saber como ajudar a Aldeia Maracanã? Dá uma clicada no link abaixo e descubra como!
http://migre.me/wI0MJ

“Ocupe o espaço, a rua é sua!
Plante resistência, semeie a esperança!
Ação direta direto na vida e quando perguntarem seu nome, diga que é tempestade!”

Debaixo para cima, R.I.A você também!

Texto e fotos: Kai.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top