Movimentos Sociais

Mais de 50.000 pessoas caminham juntas contra a intolerância religiosa em Copacabana no Rio de Janeiro

10ª Caminhada Em Defesa Da Liberdade Religiosa, “mas que tolerância, nós queremos respeito!

Milhares de pessoas tomam a orla de Copacabana para exigir respeito a sua religião. Foram registrados vários grupos religiosos de matriz afro-brasileira, ocorrendo uma verdadeira união de sacerdotes que atuaram na organização da manifestação dentro um processo colaborativo, sem nenhuma participação dos órgãos estatais.

Muitas crianças enriqueceram a manifestação acompanhas por seus familiares. Foto: André Miguéis.

Há algum tempo vergonhosos atos de fundamentalismo e intolerância às religiões de matriz africana vem tomando proporções absurdas em diversas partes do Brasil. A ascensão do conservadorismo atrelado à um pensamento reacionário vem trazendo de volta o fantasma do fascismo, e esse último vem se manifestando de inúmeras formas, destacando-se os casos de intolerância religiosa e genocídio contra as comunidades originárias afro-brasileiras.

Diversidade de cores, idades e regiões, porém todos com o mesmo intuito de exigir respeito. Foto: André Miguéis.

Lembrando que o Rio de Janeiro vive uma onda de ataques contra terreiros e espaços espíritas/espiritualistas, ataques esses perpetrados por grupos ligados a falsas igrejas evangélicas que compõem com organizações criminosas.

Diversos representantes oriundos de vários lugares do estado do Rio vieram para manifestação de forma autônoma. Foto: André Miguéis.

A organização do ato divulgou nas redes sociais a importante mensagem “Vivemos um momento muito delicado, no qual as pessoas do planeta, em geral, em particularmente no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, precisam reaprender a respeitar umas às outras. Em nome das HUMANIDADES, precisamos desenvolver TOLERÂNCIAS. Em nome da sobrevivência, precisamos respeitar as PLURALIDADES. Em nome do futuro, precisamos cultivar o AMOR.

A equipe do site midiacoletiva.org deseja muito axé para todos adeptos das religiões Afro-brasileiras. Foto: André Miguéis.

Firmes na luta em defesa de suas tradições.

Ogãs. Foto: Carlos Augusto Lima França.

Um dia histórico para os adeptos das religiões originárias. Foto: André Miguéis.

Colaboraram para essa matéria: Carlos Augusto Lima França e a Rede de Informações Anarquistas.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top