Documentários

Lula Golbery Odebrecht da Silva

Um dos grandes mistérios da história politica brasileira é compreender por que, afinal, os próceres do regime militar deixaram um jovem e desconhecido metalúrgico Luís Inácio da Silva, sem origem partidária e sem referência, sem grandes articulações, de repente se transformar em grande líder. Lula tem estrela? Sorte? É um predestinado? Ou teria sido construído, meticulosamente, nos arquivos secretos da ditadura? Fala-se inclusive, entre os militares da repressão, que Lula seria invenção do general Golbery do Couto e Silva”

Assista o documentário em curta metragem:

O texto acima é do jornalista e historiador Hugo Studart e faz parte de uma compilação com vários outros textos que circula pela internet com o nome de “Lula Secreto”. A versão mais completa dessa compilação está no site do PCB: http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&id=3063:o-lula-secreto
A tese de que Lula teria sido “escolhido” pelo General Golbery do Couto e Silva para liderar um Partido Trabalhista “Light” sem a influência do Partido Comunista e dos líderes da velha esquerda brasileira, ganha força com recente depoimento do empresário Emílio Obebrecht para Operação Lava Jato.

Se Golbery foi o estrategista que abriu caminho para Lula se tornar o maior líder sindical do país, Emílio Odebrecht, segundo suas próprias palavras foi um de seus mentores e financiadores. O depoimento do patriarca da família Odebrecht e de todos os seus “colaboradores” expõe as entranhas do jogo do poder e a relação promíscua entre o Estado e corporações e joga no lixo da história, os principais partidos e quadros políticos da redemocratização encerrando de uma vez por todas, a falsa polarização que tomou conta do horizonte político brasileiro nos últimos 30 anos.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top