Cultura

Lançamento no Rio de Janeiro do livro “A Pequena Prisão”, do ativista Igor Mendes

Link nas redes sociais do evento que ocorrerá nessa quinta-feira: https://www.facebook.com/events/2029806483914387/?active_tab=about

“A Pequena Prisão” é um relato sobre os quase sete meses em que Igor Mendes esteve preso no Complexo Penitenciário de Gericinó – o maior complexo prisional da América Latina – em decorrência das manifestações de 2013 e 2014. “Aquela irrupção de ar puro” – segundo a Professora Vera Malagutti pontuou no Prefácio – “foi seguida de uma brutal perseguição penal com o aval dos governos federal, estadual e municipal, com o auxílio descarado e implacável da grande mídia”. Foi deste processo de conflitos, resistências e do encontro com a realidade dramática do submundo carcerário que nasceu esta obra.

O evento ocorrerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UERJ. Pretende-se abarcar, nesta atividade, a multiplicidade de temas que perpassam todo o livro, como caminhos que se entrecruzam e dialogam: a política e a literatura, as “Jornadas de Junho” e a realidade carcerária, a pequena prisão e a grande prisão.

A abertura contará com uma intervenção artística da atriz Soraya Ravenle , que interpretará trechos de “A Pequena Prisão”. Na sequência, ocorrerá uma discussão sobre a obra, com a participação de Igor Mendes e da Professora Vera Malaguti (professora de Criminologia da UERJ e secretária-executiva do Instituto Carioca de Criminologia), mediado pela jornalista Fafate Costa (professora da UFRRJ). A Mídia Independente Coletiva (MIC) fará cobertura ao vivo e o link da transmissão será postado no evento. Ao final, ocorrerá sessão de assinaturas pelo autor.

Coordenação editorial Peter Pál Pelbart
e Ricardo Muniz Fernandes.
Preparação: Isabel Teixeira.
Revisão: Fernanda Perniciotti.
Projeto gráfico: Érico Peretta.
Imagens Ateliê Fora de Esquadro (I.T.).
sobre fotos de Bruna Freire.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top