América Latina

Bombozila – Um portal latino de filmes independentes

Bombozila surge como parte de um processo de pesquisa e mapeamento da produção audiovisual recente na América Latina, com foco nos coletivos independentes e realizadores de cine-comunitário que estão colocando suas câmeras a serviço das lutas sociais.

Seu objetivo principal é facilitar o acesso aos vídeos que registram e debatem os processos políticos, por parte de movimentos sociais, educadores populares e pesquisadores.

Efetivamente, a motivação começa em julho de 2015 na Cidade do México, quando da realização do encontro V4C – Video For Change / Video Para El Cambio, em que dezenas de realizadores independentes da América Latina e Caribe se juntaram para discutir o papel do vídeo na revindicação e manutenção da memória coletiva e, também como ação direta para incidência jurídica e reparação.

Nesta oportunidade foi realizada uma oficina de VideoCartografia Social, em que os presentes discutiram os tipos de conflitos e violações de direitos que suas câmeras estão flagrando nos territórios em que atuam. E principalmente, como a produção audiovisual tem enfrentado essas situações no campo da denúncia e da educação popular.

Ao final da oficina, quase 100 vídeos foram incluídos em plataforma de mapeamento colaborativo, e firmado um compromisso coletivo de manter a atualização e a inclusão de novas produções. Atualmente a plataforma batizada de Território Audiovisual conta com 470 vídeos distribuídos em 35 categoriais e sub-divisões.

A curadoria para o portal BOMBOZILA ao final acabou incluindo outras fontes de vídeos que não estavam mapeadas no Território Audiovisual, buscando cobrir com mais abrangência o território latino americano. E atualmente conta com 120 filmes, entre curtas, médias e longas metragens, distribuídos em 14 categorias: Documentários, Cidades Em Transe, Identidade de Gênero, Indígena, Cinema Negro, Meio Ambiente, Infantil, Arquivo e Memória, Ficção, Tutoriais e Web Séries.

A proposta gráfica foi facilitar ao máximo o rápido acesso aos vídeos, baseado nos moldes de plataformas internacionais como Netflix e PopCornTime.

Visite http://bombozila.com e conheça a produção audiovisual de luta da América Latina.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top