Rio de Janeiro

Ação no dia das crianças em Olaria

O mais interessante dessa ação é sua origem: a ideia surgiu de pessoas, moradores de Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro, que conhecemos nas ações da Praça Grande Otelo, onde estamos tentando diminuir a ilha de calor com a plantação de árvores e criação de um belo jardim agroecológico. Bem, essas pessoas entenderam muitíssimo bem a forma como fazemos nossas ações e decidiram repetir a iniciativa em um local bem próximo a casa deles, onde têm a possibilidade de cuidar do jardim, motivaram seus vizinhos amigos, entraram em contato com a escola municipal localizada em frente ao canteiro e nos convidaram a participar e ajudar com a base técnica. Claro que nós do Planta na Rua abraçamos a ideia e marcamos o evento!

No início do evento, ficamos meio frustrados por não haver nenhuma criança no “evento do dia das crianças“, já que era feriado e a escola estava fechada. Mas, quando se começa a trabalhar nos canteiros dos bairros do subúrbio, logo as pessoas ficam interessadas e vêm ver o que está acontecendo e prontamente querem ajudar! Então, apareceram as crianças curiosas com o movimento: pessoas com enxadas, tesouras de poda e outras ferramentas trabalhando. Não perdemos tempo e colocamos as crianças para trabalhar (rsrs)! Foi muito interessante, por coincidência, eram crianças da escola. Ajudaram a descompactar o solo e a plantar, queriam entender o porquê de cada tarefa realizada (por elas e pelos outros) e sobre o trabalho de jardinagem em si. Conversamos e falamos sobre a importância de cuidar do foi plantado.

E semana que vem tem mais, convidamos a todas e todos que quiserem participar e conhecer um movimento autogestionado e sem hierarquia que pode provocar mudanças diretas na qualidade de vida!
Foi muito legal ver a multiplicação do trabalho! Será mais um jardim agroecológico em Olaria implementado pela iniciativa popular! Que sujam cada vez mais! <3

Gabi Flor – Jardineira e engenheira do Planta na Rua RJ
Primavera de Outubro 2017

O Planta na Rua é uma iniciativa popular autogestionária fundada em 2009 pautada na Ação Direta através do plantio nas ruas do Rio de Janeiro.

Próximos Eventos:
4° Jardinagem Solidária – Olaria – 22 de Outubro 2017

Jardinagem Solidária / Olaria – Escola Brasil – 04 de Novembro 2017

Liberdade para Rafael Braga Vieira
R.I.A
“Que as chamas da insurreição iluminem o caminho para a liberdade”

 

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top