Política

A Dilma vai cair?

Isso vai depender só de uma questão: Se isso vai ser bom ou ruim para os negócios.

Eles, aqueles que fazem parte do 1%, não estão preocupados com a cor da camiseta de quem foi pra rua se manifestar. Veja bem! Tudo isso não tem nada ver com o que você acredita. Tanto faz o que você acredita! Eles só querem saber se isso será bom ou ruim para os negócios.

Realmente não importa se você faz parte de uma organização de direita ou esquerda. Se você é comunista, monarquista, anarquista ou liberal. Se é feminista ou machista. Se é gay, hétero ou bi. Se gosta de samba, rock ou funk. Se torce pro Flamengo, Vasco ou 15 de Piripiri. Se você acha que Olavo tem razão ou se sonha com a revolução. O que realmente os preocupa, é como lucrar com tudo isso ou como tudo isso afetará os negócios.

Vá até o Google News e leia todos as notícias e troque a palavra “democracia” pela palavra “Negócios”. Isso nunca fez tanto sentido como agora. Com isso você irá entender o porque de eventos como o Fórum Social Mundial serem financiados por organizações como a Ford Foundation. Vai entender porque os diversos think tanks como o “Movimento Brasil Livre” e uma onda de blogs ultra liberais surgem do dia pra noite e passam a germinar na timeline do facebook.

Da mesma forma a China não está apostando bilhões no Brasil porque a Dilma foi guerrilheira. Se a nossa bandeira será vermelha ou não, pra eles tanto faz! It’s Just Business, my friend Charles! É disso que se trata em qualquer lugar do mundo. Nos Estados Unidos e na China onde há vermelho na bandeira. No azul da bandeira da União Européia, na Rússia, no bar do seu zé e na letra dos Racionais Mc’s: De lupa Bausch & Lomb, bombeta branco e vinho, Champagne para o ar, que é pra abrir nossos caminhos. Just Business!

Essa é a grande construção do capitalismo. The world is a business, Mr Beale! Everything is dominated, my bro Beale!

Como o PT chegou ao poder? Não foi vendendo broches de estrelinhas. O que José Dirceu foi fazer nos EUA antes das eleições de 2002? O que estava escrito na “Carta ao povo brasileiro”? Se você está decepcionado com algo, talvez seja porque não tenha entendido nas entrelinhas: It’s Just Business! E não existe meio business ou 1/4 de business.

E no mundo do business, quem está no topo da pirâmide não perde dinheiro, ou não foi isso que aconteceu em 2008 nos EUA?
Essa é a lógica que domina nossos dias e há muito ela não é mais uma lógica “dos capitalistas”. Ela é o pilar de sustentação do mundo pós-moderno. Ela está em tudo e em todos. Da fabricação de tijolos ao ativismo, é a concorrência que domina o horizonte. E esse é o resultado de um século de propaganda! Nós tentamos nos desvencilhar dela o tempo todo, mas ela se conecta com o que há de pior em nós.

Se a Dilma irá cair? Isso vai depender só de uma questão: Se isso vai ser bom ou ruim para os negócios.

Comentários do Facebook

Comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top